sexta-feira, 30 de julho de 2010

JOVEM, DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO

Mensagem que nosso pastor, o Santo Padre Papa Bento XVI veio trazer aos nossos corações :

“Disse, então aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe” ( Mt 9,37-38)
Estamos vivendo em uma sociedade que clama por modelos de vida a serem seguidos. Muitas vezes o que os meios de comunicação não cristãos oferecem são assimilados pelas pessoas como “o modelo” e passam, superficialmente, a viverem conforme aquilo que lhes é apresentado. Entretanto, isto não satisfaz o desejo mais profundo: de encontrar um verdadeiro modelo de vida que somente Jesus pode trazer e saciar seus corações.
Nosso Papa Bento XVI cita o Evangelho de São Mateus 19, 16-22, proclamado naquela noite. Tal passagem narra o encontro do jovem rico que tinha muito bens e que foi ao encontro de Jesus perguntar o que devia fazer para possuir a vida eterna. Aquele jovem estava em busca de um modelo de vida a seguir, e olhando para Jesus pôde encontrar Nele algo que não era passageiro, como as coisas terrenas, mas sim um modelo de vida que o levaria a ter a VIDA ETERNA.
O rapaz citado no Evangelho pode ser eu, você e tantos outros jovens que constantemente estão em busca deste modelo de vida e para quem diariamente Jesus está com seus braços abertos para acolher e dar a VIDA que todos nós almejamos.
Para seguir este modelo, que é Jesus, e ser modelo de vida nova e testemunho para tantos outros jovens, é necessário uma vida, muitas vezes, de renúncias: do meu “eu”, meu orgulho, minha vaidade e meus desejos. Assim, assumir Jesus na minha vida, deixando que Ele seja o centro de tudo e eu seja o jovem, o discípulo escolhido para ser este modelo do anúncio da Boa Nova para tantos outros jovens, famílias, amigos e todos aqueles que diariamente Jesus coloca em meu caminho.
Muitos são os modelos que o mundo tem nos apresentado e a tantos jovens que não tiveram ainda a experiência de encontrar-se com Jesus. Por isso cabe a mim e a você, como um jovem discípulo, se tornar um MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO, anunciando e testemunhando com nossa vida e atos a graça que o Senhor tem nos confiado e realizado em nossas vidas diariamente.
Fomos convidados pelo nosso Papa Bento XVI a dar testemunho de nossa fé constantemente e em todos os momentos. A defender a vida, desde o momento de sua concepção até o último suspiro de um ser humano. Pois ela é um DOM gratuito dado por Deus a cada um de nós e não temos a autorização, em nenhum momento, de querer interromper a vida de um filho, uma filha de Deus, criados a Sua imagem e semelhança.
Outra mensagem muito importante deixada pelo nosso querido Papa é a de, em todos os momentos, defender a família, em toda sua instância, pois a família é criada por Deus para dar testemunho do sacramento através do amor do esposo para com a esposa, dos filhos e filhas para com seus pais.
Uma família começa a ser alicerçada desde o momento do namoro, da fidelidade para com aquele (a) que o Senhor colocou ao nosso lado e que, futuramente, através do sacramento do matrimônio, irá se unir a nós diante do altar do Senhor, para viver cada dia mais esta fidelidade de um para com o outro.
A castidade e a fidelidade vividas dia a dia em nosso namoro serão um grande testemunho, cada vez mais presente em nosso matrimônio, pois se as vivenciarmos no namoro não teremos dificuldade de no matrimônio termos um casamento alicerçado na confiança, no perdão e na fidelidade, com filhos concebidos na graça do amor de um marido e de uma esposa que assumiram como discípulos serem missionários de Jesus Cristo, na vocação à qual foram chamados.
Somos jovens do presente, não do futuro, pois devemos viver bem o nosso hoje, porque nossa vida é preciosa, e o que vamos viver amanhã será fruto daquilo que plantamos e cultivamos no nosso hoje. Se vivermos o nosso namoro, nossa juventude, nossa família, segundo o Evangelho de Jesus anunciado hoje, vamos colher todos os frutos de uma família constituída em Cristo.
Sejamos jovens que não têm medo de testemunhar sua castidade, seu amor a Jesus, sua fidelidade ao Evangelho proclamado. Jovens diferentes porque preservam a vida tão preciosa desde sua concepção, preservam toda a obra da criação de Deus, como a natureza e tudo o que nela vive. Aquilo que preservarmos hoje ficará para nossos filhos e tantos outros jovens viverão amanhã nesta mesma terra onde vivemos hoje.
Que o nosso testemunho através das palavras e gestos concretos possa suscitar no coração de tantos outros jovens o desejo de trabalhar na messe do Senhor e, assim, estes mesmos jovens serem evangelizadores de outros jovens sucessivamente, porque o jovem é sempre evangelizador de outro jovem.
Não tenhamos medo de ir ao encontro de cada uma das ovelhas que se encontram perdidas da casa de Israel, em busca de um modelo de vida a seguir. Não sejamos como o jovem rico que viu em Jesus um modelo de vida a ser seguido, mas não quis renunciar a todos os seus bens materiais para segui-Lo.
O nosso querido Pai e Pastor Papa Bento XVI não veio trazer outra mensagem a nós jovens do que esta: “VEM E SEGUE-ME”, deixe todo o seu “eu”, seus apegos, sua vontade... e “Segue-Me”, sendo um Jovem, Discípulo e Missionário de Jesus Cristo, com a beleza da vida que lhe é concedida hoje, com a alegria de ser jovem e como você é.

A igreja precisa de um rosto jovem para levar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, pois uma igreja sem jovem é uma igreja com o rosto do Cristo desfigurado. Queridos jovens! Cristo chama-vos a serem Santos. Ele conta convosco para guiar os passos do Brasil neste milênio que se inicia. Peço a Virgem Maria que guie e interceda pelos vossos passos. Amém”. (Papa Bento XVI)

Nenhum comentário: